As Ilusões, o Ego, o Inconsciente e a Iluminação

Por: Ryath (Inspirado e intuído pelos mentores da luz)

As doutrinas espirituais tratam muito da ilusão, quando ensinam sobre o autoconhecimento, pois estamos mergulhados nelas.
Quase tudo o que vai não podemos aceitar como realidade, inclusive por motivos bobos, nós não enxergamos, mandamos para uma região oculta de nós mesmos em nossa mente, que se chama inconsciente.
Inconsciente é a parte não consciente da mente, onde ficam guardadas todas as informações de tudo que vivenciamos em milésimos de segundos.
Nós temos uma memória inconsciente infinita, já a consciente, que é o que percebemos, você já sabe que não lembramos muitas coisas, não é verdade.
Quando não aceitamos uma informação, seja porque já estamos iludidos com informações erradas, assim como por nosso ego, por nosso orgulho e vaidade, ou ainda porque nos provoca dor, esses são os motivos das coisas irem para o nosso inconsciente.
O nosso ego quando recebe informações que vão contra nosso orgulho e vaidade, ele além de guardar as informações verdadeiras no inconsciente, ele muitas vezes cria ilusões, como sermos máximo, melhor do que os outros, ou vendo essas qualidades ocultas no outro, projetando nossas falhas nele, e isso são defesas da mente, existe uma classificação delas na Psicanálise, onde Freud, seu criador, as enumerou, é muito interessante procurar saber sobre elas, e assim criamos uma cultura que pode nos ajudar a reconhece-las me nós mesmos.
O grande trabalho para a iluminação é reconhecer, principalmente o nosso ego, e assim que reconhece-lo nos desprendermos dele, assim ficamos muito menos sujeitos a ilusão.
Porém é importante que se diga que com o Nirvana, a iluminação não nos liberamos do nosso ego completamente, ainda estamos sujeitos a orgulho e vaidade, porém ele nos é muito, muito, muito menos atrativo, mais uma vez ou outro podemos cair nas armadilhas do ego.
Iluminação é um desprendimento muito grande do ego, mas não é total.
A iluminação nos traz um grande amor, e ele é uma felicidade gigante, como nos sentirmos plenos.
Buscar a iluminação é buscar uma vida muito feliz, querer se libertar de todas ilusões é ego, é orgulho ou vaidade.
O que importa na nossa vida é sermos felizes, não o status de sermos conhecedores de tudo.

 

Você também pode se interessar por: